Vender Online e as Tendências do E-commerce

Vender Online e as Tendências do E-commerce

A princípio você precisa compreender o que é o e-commerce e como ele funciona. Portanto, a saber, se trata de um meio de comercio virtual. De forma resumida, se refere às transações que ocorrem por meio de loja virtual. Em outras palavras é um meio de vender online.

Na maioria dos casos, a oferta de produtos ou serviços é feita por um fabricante ou revendedor em sua própria plataforma. No entanto, o termo e-commerce se refere a comércio eletrônico onde acontecem essas compras e vendas. Isto é, seja na loja virtual, marketplace ou mesmo outro meio eletrônico, se ocorreu uma venda online sem presença física, podemos chamar de e-commerce.

No entanto, você sabia que existem diferenças entre e-commerce, marketplaces e loja virtual? Apesar de todos os termos se referirem à forma de vender online, em cada caso se atua de uma maneira diferente.

Antes de tudo, usar ferramentas como Whatsapp, Facebook ou mesmo o telefone, também pode ser considerado como vender online. No entanto, não é uma transação totalmente automatizada, pois depende do vendedor entrar em contato com o comprador para concluir a transação.

Como veremos a seguir, as opções elencadas são totalmente automáticas disponibilizando os produtos para compra 24 horas por dia, tornando o processo de venda totalmente automatizado.

Qual a diferença entre Loja Virtual e Marketplace

Antes de mais nada, vamos esclarecer a diferença entre e-commerce, marketplace e loja virtual. Como já vimos, e-commerce nos remete a uma forma global de se referir a venda online, aonde é possível realizar a compra e venda de produtos sem presença física.

Nesse sentido, ele será uma espécie de empreendimento, aonde uma empresa ou uma pessoa física realiza o atendimento ao cliente e a venda do produto.

Já a marketplace é uma plataforma aonde diversas empresas podem anunciar e vender seu produto.

No marketplace vários vendedores realizam o cadastro em uma plataforma desenvolvida e mantida por uma empresa terceira, geralmente especializada em vender online. Empresas ou pessoas podem vender seus produtos na plataforma que é comum a todos, tanto compradores quanto vendedores. No marketplace, em geral, não é possível customizar a sua loja online com as características da sua marca.

Por fim, quando o nos referimos à loja virtual significa dizer que as vendas são realizadas em um ambiente desenvolvido e customizado pelo vendedor. O vendedor faz uso de alguma plataforma gratuita ou paga para desenvolver e hospedar a sua Loja Virtual, escolhendo as cores e as imagens de composição.

A transação é feita em um ambiente em que o vendedor tem controle sobre os dados transacionados, exceto informações de cartão de crédito, que na maioria dos casos é processado por serviços de pagamento em ambiente seguro.

Vender Online: os Diferenciais que garantem o Sucesso

Visto que agora já sabemos a diferença entre loja virtual, marketplace e e-commerce e como em todos esses casos o principal intuito é vender online sem presença física, vamos destacar algumas práticas que fazem a diferença para o sucesso da sua Loja Virtual.

  1. Realize o planejamento para sua loja virtual, trabalhe com promoções ou ofertas imperdíveis, viabilize também com frete grátis ou descontos no frete para determinadas regiões. O importante aqui é estudar cada campanha ou promoção para não sofrer prejuízos. Não ofereça aquilo que não pode cumprir ou que vá te levar a falência.
  2. Utilize o modo mobile, isto é uma ferramenta que faça com que seu site fique otimizado para qualquer tipo de tela. Seus clientes, na grande maioria das vezes, verá o conteúdo da sua loja em Celulares, Tablets ou Notebooks, com modo responsivo, seu site terá sempre uma boa exibição.
  3. Inclua no seu e-commerce vídeos explicativos para seus clientes. Formas que ele irá entender todo funcionamento de compra e venda da sua plataforma. Essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais, um vídeo curto e bem apresentado tem um impacto muito maior do que uma longa descrição escrita.
  4. Trabalhe ferramentas que auxiliem no rápido funcionamento da sua plataforma. Dessa maneira seu site funciona com agilidade, e suas vendas online aconteçam de forma rápida e segura.
  5. Não copie estratégias de outros vendedores, seja inovador e não se mantenha no tradicional. Nesse sentido, conheça bem o seu concorrente e inove no seu conteúdo.
  6. Trabalhe para que sua loja virtual fique no ranking das mais acessadas no País, para conferir quais são atualmente click aqui.

Em conclusão

Por fim, vender online é cada vez mais uma ótima alternativa a eventuais crises como a que vivemos atualmente, onde empresas e lojas precisam permanecer com suas portas fechadas por conta de uma Pandemia Viral. Aproveite este momento e trabalhe com inovação, conteúdo e procurando oferecer praticidade aos clientes que procuram por seus produtos.

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