Vender Online e as Tendências do E-commerce
A princípio você precisa compreender o que é o e-commerce e como ele funciona. Portanto, a saber, se trata de um meio de comercio virtual. De forma resumida, se refere às transações que ocorrem por meio de loja virtual. Em outras palavras é um meio de vender online.
Na maioria dos casos, a oferta de produtos ou serviços é feita por um fabricante ou revendedor em sua própria plataforma. No entanto, o termo e-commerce se refere a comércio eletrônico onde acontecem essas compras e vendas. Isto é, seja na loja virtual, marketplace ou mesmo outro meio eletrônico, se ocorreu uma venda online sem presença física, podemos chamar de e-commerce.
No entanto, você sabia que existem diferenças entre e-commerce, marketplaces e loja virtual? Apesar de todos os termos se referirem à forma de vender online, em cada caso se atua de uma maneira diferente.
Antes de tudo, usar ferramentas como Whatsapp, Facebook ou mesmo o telefone, também pode ser considerado como vender online. No entanto, não é uma transação totalmente automatizada, pois depende do vendedor entrar em contato com o comprador para concluir a transação.
Como veremos a seguir, as opções elencadas são totalmente automáticas disponibilizando os produtos para compra 24 horas por dia, tornando o processo de venda totalmente automatizado.
Qual a diferença entre Loja Virtual e Marketplace
Antes de mais nada, vamos esclarecer a diferença entre e-commerce, marketplace e loja virtual. Como já vimos, e-commerce nos remete a uma forma global de se referir a venda online, aonde é possível realizar a compra e venda de produtos sem presença física.
Nesse sentido, ele será uma espécie de empreendimento, aonde uma empresa ou uma pessoa física realiza o atendimento ao cliente e a venda do produto.
Já a marketplace é uma plataforma aonde diversas empresas podem anunciar e vender seu produto.
No marketplace vários vendedores realizam o cadastro em uma plataforma desenvolvida e mantida por uma empresa terceira, geralmente especializada em vender online. Empresas ou pessoas podem vender seus produtos na plataforma que é comum a todos, tanto compradores quanto vendedores. No marketplace, em geral, não é possível customizar a sua loja online com as características da sua marca.
Por fim, quando o nos referimos à loja virtual significa dizer que as vendas são realizadas em um ambiente desenvolvido e customizado pelo vendedor. O vendedor faz uso de alguma plataforma gratuita ou paga para desenvolver e hospedar a sua Loja Virtual, escolhendo as cores e as imagens de composição.
A transação é feita em um ambiente em que o vendedor tem controle sobre os dados transacionados, exceto informações de cartão de crédito, que na maioria dos casos é processado por serviços de pagamento em ambiente seguro.
Vender Online: os Diferenciais que garantem o Sucesso
Visto que agora já sabemos a diferença entre loja virtual, marketplace e e-commerce e como em todos esses casos o principal intuito é vender online sem presença física, vamos destacar algumas práticas que fazem a diferença para o sucesso da sua Loja Virtual.
- Realize o planejamento para sua loja virtual, trabalhe com promoções ou ofertas imperdíveis, viabilize também com frete grátis ou descontos no frete para determinadas regiões. O importante aqui é estudar cada campanha ou promoção para não sofrer prejuízos. Não ofereça aquilo que não pode cumprir ou que vá te levar a falência.
- Utilize o modo mobile, isto é uma ferramenta que faça com que seu site fique otimizado para qualquer tipo de tela. Seus clientes, na grande maioria das vezes, verá o conteúdo da sua loja em Celulares, Tablets ou Notebooks, com modo responsivo, seu site terá sempre uma boa exibição.
- Inclua no seu e-commerce vídeos explicativos para seus clientes. Formas que ele irá entender todo funcionamento de compra e venda da sua plataforma. Essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais, um vídeo curto e bem apresentado tem um impacto muito maior do que uma longa descrição escrita.
- Trabalhe ferramentas que auxiliem no rápido funcionamento da sua plataforma. Dessa maneira seu site funciona com agilidade, e suas vendas online aconteçam de forma rápida e segura.
- Não copie estratégias de outros vendedores, seja inovador e não se mantenha no tradicional. Nesse sentido, conheça bem o seu concorrente e inove no seu conteúdo.
- Trabalhe para que sua loja virtual fique no ranking das mais acessadas no País, para conferir quais são atualmente click aqui.
Em conclusão
Por fim, vender online é cada vez mais uma ótima alternativa a eventuais crises como a que vivemos atualmente, onde empresas e lojas precisam permanecer com suas portas fechadas por conta de uma Pandemia Viral. Aproveite este momento e trabalhe com inovação, conteúdo e procurando oferecer praticidade aos clientes que procuram por seus produtos.